Serra Bimetal: saiba o que é e para que serve
Os equipamentos e ferramentas utilizados na indústria de transformação são desenvolvidos para atenderem diferentes soluções de produtos como, por exemplo, a serra bimetal.
O modelo de lâmina é indicado para trabalhos em metalúrgicas, serralherias e usinas de aço, por oferecer alta precisão em cortes de contorno. Por esse motivo, reunimos informações para que você possa entender as características do produto, bem como as vantagens registradas.
O que é uma serra bimetal?
Inicialmente é preciso esclarecer que uma serra fita bimetal é constituída por uma lâmina bimetálica, desenvolvida para execução de serviços de cortes em metais.
Assim como outros modelos de serra fita, para conseguir o melhor resultado da lâmina bimetálica é preciso avaliar o tipo de material que será submetido ao corte. Entre os fatores a serem observados estão: dureza, tipo de corte e a capacidade da máquina.
Vale reforçar que as lâminas são compostas por duas tiras de liga de aço, soldadas a laser e os dentes são usinados em um tira estreita de aço HSS. Essa parte da ferramenta é unida a outra tira mais larga de liga de aço, de forma que funcione como um suporte flexível.
Quais as funções da serra fita bimetal?
Antes de detalhar as funções da serra fita bimetal, é oportuno esclarecer que essas ferramentas quando bem cuidadas e usadas corretamente, podem durar até 10 vezes mais do que as lâminas de serra fita de carbono.
Sendo assim, a lâmina bimetálica consegue realizar cortes em vários tipos de materiais metálicos, inclusive os de difícil corte, resistentes ao dobramento e à torção. Em razão dos diferenciais apresentados, a serra bimetal é responsável por reduzir o custo de cortes, proporcionando um custo-benefício positivo na linha de produção industrial.
Por esse motivo a ferramenta suporta várias formas de corte e feixes, e ainda, contam com dureza suficiente para cortar de forma contínua, sólidos e tubos de paredes pesadas, além de algumas densidades de aços de alta liga.
Aplicações da serra bimetal
A tecnologia das empresas que atuam na produção de serras bimetálicas está cada vez mais avançada, de forma a oferecerem aos clientes, produtos com a melhor performance e qualidade possíveis.
Um exemplo são os produtos disponibilizados pela Kortz, que desenvolve uma serra fita bimetal capaz de reduzir o esforço de corte, e consequentemente, aumentar a vida útil do equipamento.
Outras características do produto são: resistência à fadiga, abrasão e impactos, além de apresentarem ótimo desempenho em cortes de contorno. Desse modo, confira as aplicações proporcionadas pela serra bimetal da Kortz:
– Corte de madeiras maciças;
– Compensados de diversas espessuras;
– Aglomerados;
– MDF revestido, ou não;
– Acrílicos;
– Materiais não ferrosos.
Dicas de manutenção da lâmina bimetal
Antes de mais nada, é preciso entender a manutenção de ferramentas e equipamentos como uma forte aliada na redução de custos com substituição de produtos e no aumento da vida útil. Por isso, manejos especiais devem ser adotados desde a compra da lâmina.
Um termo técnico utilizado por profissionais da indústria de transformação é “amaciar ou amaciamento da serra”. O termo é dito para proporcionar um leve desgaste na ponta dos dentes da serra, de forma a evitar trincamentos ou outras avarias.
A título de informação, cortar os materiais com serras de alta pressão sem amaciar a lâmina da serra bimetal pode ocasionar pequenos danos nas pontas dos dentes, resultando em menos tempo de vida útil ou trincamento.
Sendo assim, a indicação para amaciar a serra fita será de acordo com o tipo de material que será usado posteriormente. Existem tabelas de velocidade para lâminas bimetais, para orientar os profissionais que manuseiam o equipamento e facilitar o processo de amaciamento.
O próximo passo é reduzir o avanço de 20% a 50% da velocidade normal. O primeiro corte deve ter o avanço reduzido, a fim de confirmar a intensidade do corte da lâmina. Quando observar que a serra entrou totalmente no material, aumente o avanço gradualmente, até conseguir a intensidade padrão do equipamento.
Vale lembrar que durante o procedimento serão necessários pequenos ajustes na velocidade da serra, a fim de evitar ruídos ou vibrações excessivas. Quando a lâmina estiver amaciada, a intensidade da serra deve ser retomada ao ponto inicial.
Em resumo, a serra fita bimetal é uma ferramenta de alto custo-benefício para segmentos industriais que manuseiam metais. As características do produto contribuem no impulsionamento da linha produtiva, economia nos custos fixos e ainda, são resistentes e duráveis.
No blog da Fibra do Brasil você pode conhecer mais detalhes técnicos sobre ferramentas de corte para diferentes funções produtivas. Acesse o link e encontre a informação que precisa.