Rebolo de copo: o que é e para que serve
Os equipamentos e ferramentas da indústria de transformação se caracterizam por atenderem demandas de cortes, desbastes e acabamentos de materiais com alta densidade. Um deles é o rebolo cônico, também conhecido como rebolo de copo.
A ferramenta cortante tem ampla utilização no setor industrial e as aplicações variam de acordo com o tipo de equipamento no qual será instalada. Desse modo, reunimos as principais informações sobre o produto, para você poder ficar bem-informado.
O que é rebolo de copo?
Inicialmente é preciso esclarecer que o rebolo abrasivo é uma ferramenta fundamental para afiar, moldar e finalizar materiais de alta densidade, entre eles: metais, mármores, cerâmicas, porcelanato, granito, entre outros.
Normalmente, o rebolo de copo é usado na etapa de acabamento, após a realização do primeiro corte, e ainda, antes do polimento, com objetivo de abrir os poros da superfície da peça manuseada.
Em razão da funcionalidade de uso, a ferramenta pode ser instalada em equipamentos como lixadeiras e esmerilhadeiras, por exemplo. Vale lembrar que para conseguir a melhor performance de aplicação, será necessário saber qual a máquina mais adequada ao trabalho que será realizado.
Desse modo, ao escolher o rebolo certo, o profissional aumentará o rendimento do trabalho e reduzirá custos na troca de ferramenta. Outros pontos importantes verificados no uso correto são, a segurança do operador e o acabamento de primeira qualidade.
Como conseguir o melhor desempenho do rebolo de copo?
Conforme informado anteriormente, o rebolo de copo terá melhor performance, de acordo com o equipamento e o material que será manuseado. Por esse motivo, elencamos quais as principais aplicações, a partir das máquinas utilizadas, confira:
Afiadoras
Também conhecidas como moto esmeril são equipamentos industriais empregados para modelar e perfilar arestas de corte de ferramentas desgastadas ou que perderam a afiação em razão do uso. O rebolo de copo é ideal para o trabalho realizado com afiadoras.
Esmerilhadeira ou Rebarbadora
O equipamento é manual, por isso, o operador realiza os movimentos com as mãos, para fazer o acabamento ou desbastar peças de aço, alumínio e ferro. Outro uso frequente é verificado em reformas de latarias em geral. Sendo assim, é exigido que o profissional utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a fim de prevenir qualquer tipo de acidente.
Retificadoras
As retificadoras são empregadas para trabalhos de acabamento fino e para proporcionar dimensões exatas das peças. Trata-se de uma ação de usinagem por abrasão, corrigindo irregularidades na superfície do material manuseado. O rebolo de copo reto e cônico são os preferidos nesse modo de aplicação.
Como aumentar a vida útil dos rebolos?
É válido destacar que os rebolos abrasivos apresentam uma vida útil ampla, desde que bem manuseados e armazenados. A indicação dos especialistas é de que ferramentas abrasivas com ligas vitrificadas apresentam uma validade de uso entre 3 e 5 anos.
No entanto, para isso ser possível, a forma de armazenamento é importante. O estoque deve contar com uma dinâmica na qual o rebolo mais antigo seja o primeiro a ser usado. Além disso, é preciso atender as recomendações do fabricante sobre o modo de acondicionar os produtos.
A seguir, destacamos alguns dos erros mais comuns no uso do rebolo de copo e que devem ser evitados:
– Flanges: esse dispositivo é responsável por afixar os rebolos nas máquinas, por isso quando montá-lo fique atento para que não seja colocado incorretamente ou apresente deformações.
– Rebolos sem rótulos: o descritivo das especificações, características, tipo de grão, rotação máxima e dureza estão presentes na rotulagem. Por isso, é preciso atenção ao adquirir um produto que não tenha essas informações. Além disso, a gramatura do adesivo serve como um tipo de amortecedor no contato dos flanges com os rebolos.
– Velocidade excessiva: é fundamental que a velocidade apresentada no rótulo do rebolo de copo seja atendida, pois, aumentar a intensidade não tornará o serviço mais rápido ou de boa qualidade.
– Diâmetro correto: os rebolos de copo, assim como os demais modelos, precisam ser encaixados corretamente no eixo da máquina, mantendo a folga suficiente para movimentação. Essa condição é necessária para evitar tensões na ferramenta, provocadas pela dilatação térmica do eixo do equipamento.
Portanto, para conseguir o melhor desempenho do rebolo de copo, é importante seguir as recomendações dos fabricantes, usar o tamanho e a máquina indicada para o tipo de trabalho que será realizado.
Para maiores informações sobre rebolos de óxido de alumínio clique aqui
Acesse o blog e confira os demais conteúdos que preparamos para você.