Conheça as principais aplicações do metal duro
O metal duro é um componente bastante utilizado na fabricação de ferramentas industriais. Esse compósito é normalmente feito de carboneto de tungstênio, produzido por metalurgia do pó.
A principal qualidade é a dureza apresentada, além da versatilidade na elaboração de ferramentas para aplicação em processos industriais, apresentando resultados competitivos de horas de uso/afiação.
Te convidamos a conhecer quais são as principais aplicações do metal duro e quais são os setores mais significativos.
Por que adotar o metal duro?
A necessidade pelo uso de ferramentas deste metal cresce de ano para ano. Isto se deve às qualidades e características que estimulam o uso de tais peças.
Assim que foram desenvolvidas, as ferramentas de metal duro revolucionaram o setor industrial, pois permitiram avanços e velocidades de corte maiores em processos de usinagem e trabalho com a madeira.
Tais características garantem maior qualidade às ferramentas, sendo consistentes e homogêneas, resultando em vida útil mais previsível e longa.
Principais aplicações do metal duro
As aplicações são são bastante variadas. Algumas ferramentas de metal duro se comparam a eficiência de outros materiais também muito resistentes.
Mas, por característica, ele costuma garantir uma vida útil bastante satisfatória à ferramenta, não deixando o trabalhador na mão quando mais precisa.
Assim, em razão do processo de prensagem, sinterização e da excelente versatilidade, o componente tem utilidade, tais como:
- Indústria siderúrgica: Rolos de laminação, fieiras de trefilação, roletes de guia, ferramentas para fabricação de pregos, ferramentas para fabricação de arames, etc.
- Indústria metalmecânica: Amplamente utilizado em ferramentas de usinagem (brocas, fresas, alargadores, insertos, etc.).
- Indústria da Mineração: Componente de pastilhas e botões para brocas de perfuração e panelas para moinhos vibratórios.
- Embalagens metálicas: Usado para produção de ferramentas destinadas ao corte e conformação destas embalagens.
- Indústria de embalagens de papelão na fabricação de facas, discos de corte e vinco.
- Indústria Automotiva: Matriz para extrusão de eletrodo de velas, insertos para furação de lona de freio, brochas para acabamento de bronzinas, etc.
- Indústria do Óleo & Gás: Bicos, sedes, esferas, selos, etc.
- Indústria alimentícia: Com o metal duro sendo componente de moinhos e trituradores no processamento de açaí, palma, cacau, etc.
- Indústria de Tintas: Permite a fabricação de pinos de agitação, bicos de atomização, palhetas de misturadores, etc.
- Indústria da Madeira, MDF, MDP, HDF e Compensados: Usado na fabricação de ferramentas de corte e beneficiamento, como é o caso de serras circulares, fresas, cabeçotes, brocas, facas e etc.
Ferramentas de metal duro da Fibra do Brasil: Cortes rápidos e com qualidade
Como vimos até aqui, o metal duro é amplamente utilizado na fabricação de ferramentas com diferentes aplicações. Neste cenário, a Fibra do Brasil, é especialista na fabricação de peças com essa liga.
A linha de Corte Industrial da Fibra do Brasil conta com itens como serras e produtos especializados para o setor industrial madeireiro, buscando proporcionar cortes mais rápidos e serviços de maior qualidade.
Para esse setor, a empresa fornece matéria-prima para indústrias que fabricam fresas, cabeçotes, brocas, serras circulares e facas.
Há ainda o uso do metal duro para o trabalho em MDF e MDP, principalmente para o corte reto e fresas para encaixe e quebra canto.
Um segundo mercado que a empresa está presente é o da metalmecânica, com todos os blanks relativos à fabricação de ferramentas para usinagem de metal. Nessa linha, o corte são ferramentas prontas ou barras, que serão matérias-primas para fabricação de ferramentas de usinagem.
Para saber mais sobre as ferramentas de metal duro, acesse o site da Fibra do Brasil.