SERRA FITA

Como é feita a laminação de serra fita?

A utilização das serras fitas no setor madeireiro alavancou a produtividade e qualidade das madeiras trabalhadas. Essa afirmação é justificada pela qualidade do produto, elaborado com aço temperado, e pelas diversas opções de aplicação. No entanto, para otimizar os resultados são necessários cuidados especiais na laminação de serra fita. 

Desse modo, é fundamental conhecer as particularidades da ferramenta e ter conhecimento de como é realizada a manutenção preventiva. No artigo a seguir, faremos esses esclarecimentos, para que você possa conseguir o melhor aproveitamento do produto. 

 

Quais as vantagens da serra fita?

Inicialmente é necessário esclarecer que a serra fita para madeira é caracterizada pela qualidade do equipamento, variedade de uso em diferentes materiais e a redução do desperdício na linha de produção. Outro destaque é a capacidade de cortar materiais mais espessos (madeira dura) com eficiência e bom acabamento. 

Cabe ressaltar que existem diversos tipos de equipamentos, como por exemplo, a serra de fita quadrada, de desdobro, vertical e horizontal. O princípio de funcionamento consiste nas seguintes etapas: uma lâmina de serra é posicionada sobre dois volantes da serra fita, exercendo uma força de tração sobre os volantes. Desse modo, a estabilidade obtida com esse apoio é que possibilita um corte preciso na madeira. 

As informações iniciais têm objetivo de reforçar a serventia do produto e esclarecer o esforço realizado na lâmina durante o processo de serragem. Com esse entendimento, é preciso destacar que a laminação de serra fita é fundamental tanto na eficiência do corte, quanto na conservação da lâmina. 

 

Como é feita a laminação da serra fita?

Antes de iniciar a laminação da serra é fundamental ajustar e graduar a pressão dos rolos do cilindro de laminação no centro da serra. Esse processo precisa ser realizado em toda extensão da lâmina, tomando cuidado para não atingir a parte da emenda. 

Do mesmo modo, a pressão sobre os rolos deve ser controlada, de modo que o tensionamento do equipamento não seja excessivo. Do contrário, causará problemas na laminação de serra fita, na produção da madeira cortada e na vida útil da ferramenta. 

Uma recomendação importante é diminuir a pressão dos rolos para repetir as passadas do rebolo na lâmina. O processo deve ser realizado até que fique próximo das bordas dos dentes e quando isso acontecer, observe se a serra está no sentido côncavo. Para essa avaliação, utilize um gabarito e uma pequena réstia de luz no centro da lâmina. 

Sendo assim, proceda com o movimento de dobrar a lâmina no sentido convexo, acompanhando a passagem de luz nas bordas da parte laminada. Outra indicação para diminuir a tensão da serra é repetir o processo de laminação, das bordas para o centro da serra fita. 

 

Como prevenir avarias na lâmina de serra fita?

O surgimento de trincos é um dos problemas mais frequentes na ferramenta, por isso, o uso correto e a laminação de serra fita podem contribuir preventivamente na ocorrência de danos. 

Lembrando que o aço é o elemento principal da lâmina, por isso deve ser manuseado de acordo com as recomendações do fabricante, a fim de proporcionar o melhor desempenho no corte de madeira. 

A seguir elencamos algumas situações que podem provocar danos na lâmina da serra fita, saiba quais são:

– Volantes subdimensionados: caso a lâmina de serra tenha espessura maior do que os volantes da máquina, a ferramenta sofrerá esforço excessivo no uso contínuo. O resultado direto é o surgimento de fendas nas bordas dos dentes e dorso da fita. 

– Tensionamento incorreto: uma lâmina com tensionamento e posição errada dos volantes pode aderir ao equipamento, somente ao longo da boda cortante. Por esse motivo, a fita receberá uma tensão exagerada, provocando desgaste e risco de fendas nos fundos dos dentes. 

– Dentes travados: essa situação é decorrente da falta de ajuste no travamento da lâmina que recebe esforço excessivo no material da base do dente. O resultado é a deformação plástica dos dentes, com riscos de quebra. 

– Recalque excessivo: uma lâmina submetida a recalque excessivo pode perder a tenacidade e apresentar fendas nos locais onde foi realizada a ação de recalcamento. 

– Afiação incorreta: a laminação de serra fita precisa atender as recomendações específicas, citadas anteriormente, de forma a prevenir irregularidades na força do corte. Vale lembrar que investir em lâminas de qualidade contribui para a conservação da ferramenta. 

Como foi possível observar, a laminação de serra fita exige uma série de cuidados que serão fundamentais para a vida útil do produto. Por isso, é importante seguir todas as etapas de preparação e realização do procedimento, de forma a conseguir um resultado assertivo e de qualidade. 

A Fibra do Brasil oferece diversas soluções de produtos e matérias-primas para o corte industrial. Por isso, acesse o site e conheça nosso portfólio completo. 

Baixe nosso catálogo e conheça toda a nossa linha de Metal Duro | Baixar grátis | Fibra do Brasil

2 Comentários

Deixe um comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required