Serra Fita Fibra do Brasil

Como escolher a melhor serra fita?

Um dos equipamentos mais utilizados pelo setor moveleiro é a serra fita, em razão dos cortes precisos e pela funcionalidade de atender diferentes tipos de materiais. Contudo, para que tenha uma performance eficiente, é preciso ter conhecimento sobre os modelos e a aplicação que deseja realizar.

É válido reforçar que a ferramenta é empregada em outros setores como serralheria e açougues, porém, vamos centralizar as informações para profissionais que trabalham com produtos de madeira. Acompanhe o artigo e fique bem-informado sobre o produto.

 

O que é uma serra fita?

 

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a serra fita é um equipamento desenvolvido para realizar cortes especiais em matérias-primas duras e espessas. Portanto, existem opções para manuseio de madeira, metais, polímeros, ossos, entre outros. 

O princípio de funcionamento é feito por intermédio de um motor elétrico que imprime velocidade na lâmina dentada, de forma que possam ser efetuados cortes ondulados, circulares, retos ou irregulares. Os principais modelos do mercado são as serras fitas inclinadas, horizontais e verticais, lembrando que a lâmina também apresenta diferenças como larga e estreita. 

Contudo, a eficiência da serra fita vai depender do material que será cortado, ou seja, o modelo clássico com lâmina estreita é indicado para trabalhos de acabamento com madeira. Já o manuseio de metal necessitará do modelo com serra fita de metal. 

É importante reforçar que é necessário o máximo cuidado para utilizar o equipamento, em razão do alto poder de corte. Portanto, independentemente do modelo, é fundamental o uso de equipamentos individuais de proteção (EPI). 

 

Como escolher a melhor serra fita?

 

Antes de escolher a máquina adequada para o trabalho que deseja realizar, é relevante saber que as lâminas da serra fita são feitas de diferentes materiais: aço carbono, aço rápido e metal duro. Desse modo, cada modelo atende a uma demanda profissional. 

De modo geral, as serras de aço carbono são apropriadas para produtos como plásticos e madeiras. Já o modelo de aço rápido é indicado para materiais não ferrosos, aços, alumínio, entre outros. Por fim, as de metal duro têm as mesmas funcionalidades, mas, são recomendadas para indústria de transformação, pela potência e velocidade de corte. 

Nesse sentido, as serras fitas são amplamente empregadas em marcenarias e carpintarias e se destacam por permitirem cortes retos e curvos de maneira precisa e rápida. O modelo mais usado é o vertical (ou de bancada), em função da posição da lâmina no equipamento. 

No entanto, uma dica de especialistas é selecionar a serra fita de acordo com a espessura, dentição e modelo apropriado para o corte. Nesse sentido, a largura da lâmina, geralmente, é indicada pelo fabricante. 

Já os dentes devem seguir a secção de corte, ou seja, materiais mais finos requerem uma lâmina com maior número de dentes por polegada, enquanto os produtos mais grossos precisam de serras com menor número de dentes. 

 

 

O que é preciso avaliar na serra fita?

 

Agora que você já sabe que a melhor serra fita dependerá do tipo de trabalho que realiza, é oportuno analisar alguns fatores antes de efetivar a compra do produto. Por isso, elencamos a seguir, os principais, acompanhe:

 

Altura de corte – é importante esclarecer que a altura de corte das serras fitas é apresentada em milímetro ou centímetros, a fim de estabelecer a espessura máxima da peça que será manuseada. Desse modo, a altura padrão para serragens menores varia entre 8 e 12 cm. 

 

Instruções de uso – em razão dos vários modelos disponíveis no mercado, é importante averiguar as instruções de uso e a funcionalidade da máquina. Caso o modelo tenha uma mesa de trabalho giratória é preciso ajustar a altura do corte. Outro acessório interessante é a luz de LED que contribui para o controle do trabalho realizado. 

 

Potência do equipamento – o desempenho do motor da serra fita é verificado pela potência watts que revela a quantidade de corrente consumida pela máquina. Normalmente, a potência média de serra fita empregada em serviços menores varia entre 100 e 750 watts. 

 

Velocidade de corte – outra informação importante é a velocidade de corte da serra fita, pois quanto mais rápida, melhor o resultado do trabalho e da produtividade. Vale reforçar que a intensidade pode ser regulada, conforme a necessidade do profissional. 

 

Como você pode verificar, a máquina de serra fita se destaca no mercado pela funcionalidade e capacidade de trabalhar diferentes tipos de materiais. Dessa forma, o melhor equipamento será aquele que atender a demanda da sua empresa ou fábrica. 

 

A Fibra do Brasil conta com um portfólio completo de acessórios, lâminas para serras, ferramentas de metal duro e equipamentos de proteção individual (EPIs). Acesse o site e confira os produtos disponíveis.  

Baixe nosso catálogo e conheça toda a nossa linha de Metal Duro | Baixar grátis | Fibra do Brasil

Deixe um comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required