5 questões sobre afiação de serra circular
Todos os dias, inúmeras atividades de corte são realizadas em todo o mundo usando diferentes tipos de lâminas de serra. Enquanto essas lâminas de serra vêm em várias afiações e dimensões, as lâminas de serra circular parecem ser as mais versáteis. No entanto, não importa o quão durável qualquer lâmina de serra possa ser, eventualmente surgirá a necessidade de manutenção. Frequentemente,
a maior manutenção da lâmina de serra gira em torno da afiação de seus dentes. Assim, como e quando realizar a nitidez torna-se extremamente importante, o que este artigo visa abordar e esclarecer.
-
Conteúdo ocultar
Quais serras podem afiar?
Após o advento das lâminas de serra, uma coisa ficou clara: a necessidade de afiá-las adequadamente. Apesar das várias lâminas de serra existentes, o foco aqui é nas serras circulares.
Devido à natureza das lâminas de serra fabricadas hoje em dia, ainda requer limas ou afiadores extremamente duros. A afiação da lâmina de serra consiste em retirar as camadas antigas dos dentes para revelar pontas frescas.
-
Vale a pena afiar lâminas de serra circular?
Além de considerar se deve ou não afiar a lâmina da serra, alguns fatores devem ser considerados. Suponha que você possa facilmente fazer a substituição, então por que a necessidade de reafiar. Bem, isso vai em grande parte em seu poder de compra e vontade. Lâminas de serra circular de qualidade podem ser caras.
A verdade é que a afiação da lâmina de serra sempre deixa sua lâmina como nova. Depois de afiar, você sempre terá uma lâmina nítida e eficiente. Geralmente, as lâminas de grande diâmetro parecem melhores para afiar em relação às lâminas de diâmetro menor. Novamente, a qualidade da lâmina que você pretende afiar ajudará bastante.
A afiação da lâmina de serra garante durabilidade e máxima utilidade ao longo do tempo.
Em essência, uma vez que suas lâminas de serra tenham servido alguns anos, é seguro dizer que uma substituição é iminente.
-
Como saber se minha circular está cega?
Em primeiro lugar, um dos principais determinantes de que você tem uma lâmina de serra cega é a natureza do corte que ela dá. Uma vez que sua lâmina de serra começa a dar um corte áspero e impreciso, você precisa considerar a afiação. Uma lâmina de serra cega sempre produzirá um corte de baixa qualidade e dará um resultado ruim ao seu projeto. Em segundo lugar,
uma lâmina cega causa excesso de trabalho no motor, pois tende a fazer mais trabalho sem resultados correspondentes. Você pode diagnosticar isso efetivamente, pois lâminas afiadas consomem menos energia e você pode observar a mudança no som. Em terceiro lugar, rasgos e lascas frequentes do material cortado também indicam que sua lâmina está cega.
Outra coisa é que a afiação da lâmina de serra torna-se importante quando a lâmina não pode passar facilmente pelo material. Quando isso acontece, você observa marcas de queimadura ao redor do corte que você faz. Finalmente, a dificuldade da lâmina de serra seguir a linha de corte marcada indica que o embotamento se estabeleceu.
Observe que sua decisão de afiar sua lâmina é baseada em seu critério, pois nenhuma data específica está anexada. Para que você usa sua lâmina de serra e quanto trabalho ela faz determina com que frequência ela precisa ser afiada.
-
Coisas a considerar antes de fazer a afiação da lâmina de serra
Assim como mencionado nas seções anteriores deste artigo, existem muitas lâminas de serra que requerem algumas técnicas para afiar. Antes de realizar a afiação da lâmina de serra, você deve garantir que considere fatores como:
Sua lâmina de serra merece ser afiada? Esta questão é multifacetada com diferentes pontos de vista e ângulos. Normalmente, uma lâmina de serra que vale a pena ser afiada é de alta qualidade e muitas vezes cara o suficiente para ser afiada durante a substituição. Portanto, investir seu dinheiro para comprar uma boa lâmina de serra é o começo de tudo. Por outro lado,
serras de baixa qualidade ou fracas não precisam de afiação. Neste caso, recomendamos a substituição completa.
Se você acha que pode afiar a lâmina de serra sozinho, deve investir nas ferramentas necessárias. Um afiador de lâmina de serra ou uma lima diamantada, como ferramentas, até mesmo conhecimento técnico, podem fazer o trabalho corretamente.
Você também deve considerar o tipo de ponta da lâmina de serra acabada antes de afiar. Lâminas de serra com dente de widea são mais bem afiadas.
-
Guia passo a passo sobre como afiar lâminas de serra
Remova a lâmina
Nunca tente afiar a lâmina de serra sem desmontar o mandril. Pode ser desastroso e perigoso, especialmente se o interruptor pode ser ligado por engano.
Você deve remover a lâmina de serra para que a afiação ocorra. Com uma chave inglesa ou chave inglesa, você pode remover o parafuso que prende a lâmina do mandril.
Fixe a lâmina
Com um simples aperto de torno, você pode segurar sua lâmina de serra com segurança enquanto mantém os dentes para cima. No entanto, você deve evitar apertar demais o torno para não deformar a lâmina de serra.
Fazer marcas
Esta etapa ajuda principalmente a evitar a afiação excessiva, pois isso afetará negativamente a espessura do dente. No início, faça uma marca na lâmina, que servirá como ponto inicial/final ao afiar.
Considere os chanfros
O bisel é uma peça que confere à lâmina de serra um padrão de corte peculiar.
Apenas certifique-se de observar o ângulo e mantê-lo o máximo que puder durante a nitidez. Além disso, faça bem em manter o ângulo de chanfro posicionando sua lima dessa maneira ao acariciar.
Gire a lâmina
Da mesma forma, assim como você fez em um lado da lâmina de serra, faça o mesmo no outro lado.
Faça marcas também e repita os outros processos cronologicamente.
Depois de lixar o ângulo, a ponta do dente é a próxima, e você não precisa aplicar muita pressão ou muitos golpes. Por favor, mantenha-o simples enquanto ajusta para frente e para trás por todas as pontas da lâmina.
Instale a lâmina
Finalmente, uma vez que a afiação da lâmina de serra está concluída, retire a lâmina de serra do punho da morsa. Monte no mandril da lâmina de serra, aparafuse no lugar e aproveite sua nova lâmina. Quando terminar de afiar, destrave a lâmina do punho do torno e, em seguida, devolva-a à serra. Sua lâmina é afiada e você pode usá-la para cortes precisos.
Com mais de 30 anos de experiência e know how na distribuição de produtos e matérias-primas para corte industrial, a Fibra do Brasil oferece um portfólio completo para o setor madeireiro. Acesse o site e conheça as características da serra circular com widea.